quarta-feira, 13 de junho de 2012

Vitamina D não age contra o diabetes tipo 2



Grandes doses de vitamina D não contribuíram para diminuir o avanço do diabetes tipo 2, segundo testes clínicos relatados no encontro da Associação Americana de Diabetes. O pesquisador Mayer Davidson, da Charles R. Drew University, em Los Angeles e coordenador do estudo, deu a pessoas com risco de diabetes um placebo ou uma enorme dose de vitamina D3.

Uma vez por semana durante um ano, os participantes do estudo tomaram uma média de 88.865 unidades internacionais (IU) de vitamina D3, e seus níveis de sangue ficaram em 70ng/mL. A dose é 21 vezes o que o Instituto Americano de Medicina recomenda e três vezes maior que o considerado seguro. Mas Davidson diz que não viu problemas, nem pedras nos rins, o que acontece frequentemente em outros estudos com altas doses de medicamentos.

Em vez de testar a vitamina em pessoas saudáveis, Davidson convocou apenas pessoas com alto risco de desenvolver a doença: os participantes eram latinos ou afrodescendentes diagnosticados com pré-diabetes por causa dos níveis de glicose mais altos que o normal.

Sem drogas ou intervenções comportamentais, 10% das pessoas com pré-diabetes se tornam diabéticas, segundo o pesquisador. Depois de um ano, 9% dos participantes do grupo placebo adquiriram a doença, comparados com 12% daqueles no grupo de tratamento. A pequena diferença percentual entre os grupos, estatisticamente, se deve ao acaso.


Fonte: O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário