quarta-feira, 13 de junho de 2012

Brasil anuncia primeira vacina do mundo contra esquistossomose



O Brasil é o primeiro país a desenvolver uma vacina contra a esquistossomose, conhecida como barriga d'água, que atinge 200 milhões de pessoas no mundo. A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) anunciou nesta terça-feira a aprovação da droga nos primeiros testes realizados em humanos, o que garante sua segurança. A expectativa é que o produto chegue ao mercado em até quatro anos. Trata-se também da primeira vacina contra uma doença parasitária, ou seja, provocada por vermes.

Tanto a origem da tecnologia, como a coordenação dos trabalhos de 30 anos foi feita por cientistas brasileiros, o que também marca o ineditismo da droga, a primeira destinada a humanos com esse selo totalmente nacional.

- Esta inovação é originalmente brasileira, o que coloca o país na fronteira do conhecimento em uma área de alta complexidade tecnológica - afirma a coordenadora do projeto de pesquisa, Miriam Tendler, que calcula que, no prazo máximo de cinco anos, seja possível imunizar a população dos locais onde ocorre a endemia. A ideia é vacinar crianças e preparar o organismo para combater a doença ainda na sua fase inicial, sem que o hospedeiro chegue a sofrer com os sintomas. O objetivo é erradicar a esquistossomose.


Fonte: O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário