segunda-feira, 11 de junho de 2012

Sangue e órgãos femininos armazenam células do feto por muito tempo depois do parto



Algumas mães literalmente carregam partes de seus filhos dentro de si. Uma pesquisa publicada nesta quarta-feira mostrou que o sangue de uma mulher grávida contém não apenas suas próprias células, mas um pequeno número das de seu bebê, e algumas delas permanecem no interior de seus órgãos muito tempo depois que a criança nasce. Entender a origem e a identidade desses tecidos é vital para compreender seus efeitos potenciais para a saúde feminina a longo prazo. Isso porque células do feto foram encontradas em locais onde se desenvolvem tumores, mas ainda não se sabe se elas estão ajudando a destruir ou a acelerar seu crescimento.

Três tipos de células do feto agora foram identificadas nos pulmões de camundongos gestantes mais velhas pela equipe de pesquisa liderada por Diana Bianchi do Tufts Medical Center, nos Estados Unidos. A pesquisa, publicada no Biology of Reproduction's Papers-in-Press, usou dados disponíveis para consulta pública para extrair informação genética importante.

Uma combinação de duas técnicas de análise para caracterizar células fetais raras revelou uma população mista de trofoblastos (células da placenta que fornecem nutrientes para o feto), células estaminais mesenquimais (células que mais tarde se transformam em gordura, cartilagem, ou células ósseas), e células do sistema imunológico. Os cientistas suspeitam que as células do feto no fluxo sanguíneo da mãe ajudam seu sistema imunológico a tolerar e a não atacar o feto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário