sábado, 16 de junho de 2012

Rosinha na abertura da Campanha de Vacinação contra Pólio




A prefeita Rosinha Garotinho abriu a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite em Campos neste sábado (16), no Centro de Referência da Criança e do Adolescente (CRTCA I). A meta do município é imunizar da paralisia infantil 35 mil crianças menores de cinco anos. Neste Dia D contra a Pólio, a Secretaria de Saúde mantém 74 postos de vacinação funcionando até as 17h, 18 deles volantes, instalados em shoppings centers, supermercados e outros pontos de grande circulação de pessoas. A campanha prossegue até o dia 6 de julho, em 56 postos fixos.

 Foi a própria prefeita que vacinou a primeira criança a chegar no CRTCA I, o pequeno Phelipe, de um ano e dois meses de idade. A mãe, Liliane da Silva Pinto, de 20 anos, destacou a importância da estratégia municipal de imunização: “Mantenho a vacinação do meu filho em dia, porque prevenir é sempre melhor do que remediar. O cartão dele está preenchido com todas as vacinas que o município oferece às crianças da mesma fase de idade”.
 

Fotos: Check


Entre as vacinas que Phelipe tomou, está a Prevenar, vacina disponibilizada gratuitamente pela primeira vez no Brasil em 2009, pela Prefeitura de Campos: “Este governo prioriza a promoção da saúde, investindo especialmente na prevenção, tanto é que Campos é pioneiro em disponibilizar vacinas que o município não tem a obrigação de disponibilizar, como as que previnem da Hepatite A e do HPV. Ampliamos nosso programa de imunização, justamente por reconhecer a importância das vacinas, que é a de impedir que as pessoas adoeçam, de garantir uma melhor qualidade de vida”, declarou a prefeita.

Prevenção -  O vice-prefeito, Doutor Chicão e o secretário de Saúde, Geraldo Venâncio, também participaram a abertura da campanha. “Investir em prevenção, além de promover mais saúde para a população, também significa redução de gastos com tratamento. E Campos agora tem essa marca da prevenção”, disse dr Chicão. O secretário de Saúde destacou que, apesar de a paralisia infantil ter sido erradicada no país, o vírus ainda circula no mundo. "De acordo com o Ministério da Saúde, são mais de 15 países com ocorrência da pólio, alguns de forma endêmica. Em função de grandes empreendimentos, como o Porto do Açu e o Complexo Farol-Barra do Furado, vamos receber pessoas de diversos países e há o risco de o vírus voltar a circular. Por isso, é fundamental que os pais tragam os filhos para vacinar", completou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário