quarta-feira, 13 de junho de 2012

Campos é referência no atendimento de RPG pelo SUS

Foto: Check


O município de Campos é o único pólo no estado do Rio de Janeiro a atender pelo SUS com a técnica de fisioterapia de Reeducação Postural Global (RPG), segundo informações da diretora do Clube da Terceira Idade, Ana Sá. O RPG no Clube da Terceira Idade, foi implantado no segundo semestre de 2011. Ana Sá ressalta que antes do RPG ser implantado no SUS, o paciente precisava abrir um processo na Secretaria Municipal de Saúde para ser atendido numa clínica particular.

A fisioterapeuta do Clube da Terceira Idade, Danielle Amaral, que atende pela técnica de RPG, explica como funciona esse método. “O RPG é um método de avaliação, diagnóstico e tratamento, uma técnica de reeducação postural, que corrige disfunções da coluna vertebral, como hérnia de disco e as disfunções do sistema respiratório. A técnica de tratamento ideal consiste em 10 sessões, uma vez por semana, onde você vai trabalhar em cima da patologia, vendo os motivos das deformidades e vai observando a evolução do paciente para um quadro, onde ele vai ter a resposta de melhora. Vendo a melhora, nós damos alta ao paciente”, afirma Daniele Amaral.

Para ser atendido pela técnica do RPG, o idoso tem de ter um encaminhamento de um ortopedista, geriatra, reumatologista ou clínico geral. Em seguida o idoso faz um cadastro no Clube da Terceira Idade e depois de ser feito o cadastro é marcada a consulta com os profissionais de fisioterapia. O telefone para contato do Clube da Terceira Idade é (22) 2725-6710. O endereço é Rua Rodrigues Peixoto, número 91, Parque Leopoldina. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 7 às 17 horas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário