domingo, 20 de maio de 2012

Arquivo Público há 11 anos preservando a memória de Campos

Foto: Check


Na comemoração do aniversário de 11 anos do Arquivo Público Municipal Waldir Pinto de Carvalho, o diretor da instituição, o museólogo, professor da Uenf,  Carlos Freitas, destacou a realização de projetos, como o “Espaço Memória da Baixada”, voltado para toda a cultura e memória da Baixada, com a realização de Cafés Literários, Rodas de Leitura e divulgação de fotos antigas; e o Projeto Memória do Solar, que está preservando, com gravações em áudio, a história oral dos antigos moradores e pessoas que já trabalharam no Solar do Colégio.

Freitas também anunciou um novo projeto inter-institucional, financiado pelo CNPQ, de escavação da área do Solar, para encontrar material arqueológico da área de Senzala. Ele também confirmou a publicação, em parceria com a Fundação Municipal Zumbi dos Palmares, da primeira edição de livro do Projeto Olhares, que vai abordar vários aspectos da escravidão na região, uma pesquisa grande que vai mostrar como o escravo era visto pela sociedade, com base no Livro de Posturas da Vila de São Salvador, editado em 1829 e que está disponível para pesquisa no Arquivo Público Municipal.

O secretário municipal de Cultura, mestre em Comunicação, Orávio de Campos Soares, reconheceu o belo trabalho que vem sendo desenvolvido no Arquivo e, também, destacou que é preciso projetar o Arquivo para o futuro. “O Arquivo não deve servir, apenas, ao pesquisador mas, também, à sociedade em geral, por isso, no futuro, a expectativa é de que o acervo seja digitalizado”, destacou Orávio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário