quinta-feira, 29 de março de 2012

Visita técnica no CRTCA 1 e 2

CRTCA 1






Realizei nesta quinta-feira (29), mais uma visita técnica no Centro de Referência e Tratamento da Criança e do Adolescente (CRTCA I), na rua Barão de Miracema, que reformamos este ano. Essa unidade registrou, nos dois últimos meses, um aumento de mais de 30% no atendimento. Lá oferecemos uma equipe com clínico geral, dermatologista, psiquiatra, neuropediatra, ginecologista, endocrinologista, pediatra, psicólogos, urologista, cardiologista, entre outras especialidades, além da fisioterapia respiratória e fonoaudiologia.

A obra incluiu recolocação de piso, reforma das partes hidráulica e elétrica e nova pintura. Também foram feitas pinturas decorativas, para deixar o ambiente mais acolhedor para nossos usuários.

CRTCA 2






No CRTCA 2, que funciona na Avenida 28 de Março, encontrei o fisioterapeuta Antônio Lourenço, com a pequena Natália, de 1 ano de idade, que tem síndrome de Down. De acordo com a mãe dela, Neuza da Conceição, a Natália está tendo importantes avanços e já está engatinhando, graças ao apoio que ela vem recebendo de toda a equipe da unidade. E este não é o único caso, segundo o fisioterapeuta, há crianças com outras doenças, que tinham dificuldade de andar antes do tratamento no CRTCA, e que agora já estão andando. Que maravilha! Fruto de um trabalho levado à sério e bem realizado.

O Pólo II comemorou em março dois anos de existência, após a reabertura. Durante este período foram realizados mais de 220 mil atendimentos entre consultas ambulatoriais e vacinações. A unidade possui uma equipe multidisciplinar formada por assistente social, pediatra, fisioterapeuta, dermatologista, psicóloga, obstetra, fonoaudióloga, odontologista e nutricionista.

Segundo a coordenadora do CRTCA Pólo II, Sandra Maria Pedra Sá, o centro disponibiliza todos os medicamentos básicos da rede, bem como a realização de exames de sangue. Sandra pontuou também que entre os anos de 2010 e 2011 foram realizados 186 mil procedimentos de vacinas.
 
“A vacinação é o nosso carro chefe. Temos vacinas contra a hepatite B, hepatite A, tétano, febre amarela, além da BCG e a Prevenar 13, imunizando crianças com idades entre 2 e 5 anos”, comentou Sandra, esclarecendo que 48% dos teste de pezinho no município são realizados no CRTCA. “Só no primeiro bimestre deste ano realizamos 546 testes de pezinho”.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário