quinta-feira, 29 de março de 2012

Supervisão na UBS IPS e no Pé-Diabético







Visitei, ainda, nesta quinta-feira (29), a Unidade Básica de Saúde (UBS) do IPS, uma das cinco unidades que atendem com plantão médico de 12 horas diárias. O novo modelo de atendimento funciona também nas UBSs Eldorado, Joquey, Santa Rosa e Parque Prazeres e está facilitando a vida das pessoas.

Nas UBS 12 horas, além dos serviços de ginecologia, fisioterapia e odontologia (já oferecidos), a população conta com médico generalista, das 7h às 19h. Caso o paciente não esteja com a consulta pré-agendada, mas precise de atendimento, ele será acolhido por um enfermeiro, que fará toda a triagem necessária e, se necessário, o encaminhará ao médico. As unidades fazem também a vacinação e a coleta de sangue.


Pé-Diabético





Fico feliz também quando entro na sede própria do Centro de Referência e Tratamento de Lesões Cutâneas e Pé Diabético, que funciona na Rua Salvador Corrêa, em frente à Capela do Centro Educacional Nossa Senhora Auxiliadora. Essa unidade funcionava em um imóvel alugado e que não dava a mesma dignidade que damos hoje aos nossos usuários.
 
A entrega dessa reforma significa qualidade de atendimento aos portadores de diabetes e sua família. Já entregamos mais de 60 obras, e a unidade do Pé-Diabético é uma das melhores unidades e o melhor, em um prédio do poder público. Os usuários dos serviços, portadores da doença vascular podem agora ter acesso a profissionais preparados em um ambiente totalmente adaptado para atendê-los.

O Centro de Referência é um dos 14 polos do Programa Municipal de Prevenção à Hipertensão e Diabetes (Hiperdia) e faz três tipos de curativos: simples, intermediário e contaminado. De acordo com a coordenadora do programa, Maria Fernanda Alvarenga, a média de atendimentos é de 110 curativos/dia.

O novo prédio, inaugurado ano passado, tem recepção, almoxarifados, Centro de Material, consultório médico, sala de assistência social, cozinha, sala de esterelização, duas salas de administração, portas alongadas para entrada de cadeiras de rodas, rampa, dois banheiros adaptados.

 O Centro oferece atendimento médico com cirurgião vascular, endocrinologista, ortopedista, clínico geral, nutricionista, podólogo, assistente social, enfermeiros e técnicos de enfermagem, que são os profissionais que fazem os curativos e tratam das feridas.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário