quinta-feira, 29 de março de 2012

Com minha equipe técnica no Acampamento Cláudia e Neia, no KM 106




Nesta quinta-feira (29), estive no Acampamento Cláudia e Neia, na altura do KM 106 da BR 101, com a equipe técnica da Secretaria de Saúde, onde vivem cerca de 150 famílias, somando as famílias que vivem no Assentamento Claudinha e Neinha, ao lado do Acampamento. Nosso Programa de Assistência aos Assentamentos, Acampamentos e Quilombolas (PAAQ), que implantamos há 3 anos, já vem prestando um constante apoio a este grupo, que conta com cerca de 20 crianças e adolescentes.

No entanto, vamos levar novamente as unidades móveis da Secretaria ao Acampamento para dar sequência. Já fizemos 12 visitas ao todo no Assentamento que já existe há mais de 10 anos, e outras 4 visitas ao Acampamento que foi implantado no ano passado, a 14 Km de Serrinha.

Durante a visita, conheci um dos 20 coordenadores do Acampamento, o senhor Teobaldo dos Santos, de 67 anos, que já foi cadastrado no Programa de Combate à Hipertensão e ao Diabetes (Hiperdia) pelos nossos profissionais (na foto abaixo com a esposa Márcia Aparecida).




"O PAAQ desenvolve ações que servem como exemplo para os Territórios da Cidadania”, como afirmou o apoiador da Superintendência Estadual de Saúde Básica da Região Norte, Renato Glória. Campos é o município pioneiro no Estado do Rio na implantação de um programa direcionado especificamente a famílias residentes em áreas de assentados agrários e remanescentes de quilombos.




  
O Programa garante o acesso destas populações, que normalmente residem em regiões mais longínquas da rede de assistência em todos os seus níveis, seja na prevenção de doenças ou na promoção e recuperação da saúde. Funcionando como uma Unidade Básica de Saúde volante e ainda levando outros tipos de serviços, como assistência social e controle de zoonoses, o PAAQ atende 987 famílias, 774 de assentamentos e 213 de comunidades quilombolas.




No ano passado, fizemos mais de 4 mil consultas médicas e de enfermagem, mais de 1.190 atendimentos odontológicos, mais de 80 consultas especializadas, mais de 40 mil medicamentos entregues, mais de 500 exames, incluindo eletrocardiogramas e mamografias, e diversos outros serviços, como vacinação e inclusão no Bolsa Família. É um exemplo de programa!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário