sábado, 24 de março de 2012

Meu compromisso anunciado no programa Entrevista Coletiva, na Rádio Diário


 Hoje, no programa Entrevista Coletiva, da Rádio Diário, lembrei do Dia Internacional de Luta contra a Tuberculose. O Ministério nos deu nota 10 no que diz respeito à assistência aos pacientes com tuberculose, de acordo com os Indicadores de Avaliação do Ministério da Saúde (IDSUS).
Uma equipe da secretaria esteve de plantão na Praça São Salvador, com as informações sobre a forma adequada de combate à doença, que vem aumentando em todo o mundo nos últimos anos, segundo as últimas estatísticas da Organização Mundial de Saúde (OMS). Enfermeiros, técnicos e assistentes sociais do Programa Municipal de Controle da Tuberculose, participaram ativamente do plantão de informações, que se estendeu até o início da tarde, distribuindo folhetos explicativos e os procedimentos que devem ser seguidos, em caso de suspeita da doença.
Também conversei com a prefeita Rosinha Garotinho, com o deputado federal Antony Garotinho e com o jornalista e radialista Carlos Cunha sobre as emoções que vivi na noite de ontem. Foi tudo muito gratificante, recebo o reconhecimento de um trabalho em conjunto, por isso tenho a missão de dividir não apenas as tarefas, mas também os resultados. Agradeci em público a dedicação de cada um dos funcionários da Secretaria de Saúde, dentro das múltiplas áreas de atendimento.

Tenho caminhado nas unidades de saúde e tenho tido muito contato com os agentes comunitários. Eles estão descobrindo doentes que estavam escondidas dentro de casa. Tenho um carinho muito grande por esse trabalho. 
Por isso, estou assumindo um compromisso: assim que me desvincular da função de Secretário de Saúde, vou exercer meus vínculos que tenho com o Ministério da Saúde e junto às equipes do PACS e do PSF. Fiquei muito sensibilizado com tudo que tenho visto e vou dar mais atenção a essa questão. Quero voltar a entrar nas casas das pessoas e ajudar aos agentes comunitários e aos usuários do SUS.
Não tenho nenhum arrependimento de tudo o que fiz nesses 3 anos. É obrigação do poder público atender bem. Já atingimos 95% do que planejamos para a saúde. Vamos continuar trabalhando para levar à população todos os benefícios que o poder público pode executar.
Não estamos indo embora. Estamos apenas cumprindo a determinação eleitoral, que nos impede de continuar atuando em função pública em caso de sermos pré-candidatos à Câmara. Agradeço a todas as categorias e escalas, diretores de departamentos, superintendentes, e demais profissionais  da ponta que fazem a saúde acontecer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário