terça-feira, 6 de março de 2012

"Já doei várias galinhas para conseguir o que precisava"

“Trabalho há 25 anos na área da saúde e afirmo: antes do governo Rosinha Garotinho, eu precisava dar muito mimos às pessoas para conseguir qualquer coisa na saúde. Tinha que agradar a todo mundo dentro dos hospitais para resolver os problemas. Eu mesmo já doei várias galinhas para conseguir o que precisava. Hoje não precisamos mais disso. E quem diria que, um dia, teríamos um computador aqui na UBS de Chave do Paraíso? Isso agora é realidade”.


Está assustado, meu amigo leitor e internauta?  Essas palavras são do administrador da UBS de Chave do Paraíso, André Luis da Silva (1a foto acima), que me relatou, hoje - enquanto eu fazia uma vistoria de rotina nas UBSs da região Norte do município - como funcionava o atendimento da saúde até o ano de 2008, antes da posse de Rosinha como prefeita desta cidade. Este não é um relato único. Por diversas vezes, me deparei com outros usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) em Campos, afirmando que a Secretaria de Saúde funcionava à base dos “bilhetinhos”. Quem não tivesse um bilhetinho autorizando o serviço não era atendido.
Hoje, me orgulho em visitar essa UBS, e ver que estamos fazendo nosso papel. Essa UBS não tinha nem ambulância. Mas já reformamos e ampliamos a mesma, informatizamos, criamos sala de coleta para exames laboratoriais (sangue, fezes e urina), presenteamos a localidade com uma ambulância nova e, agora, a população de Chave do Paraíso não precisa mais ir ao centro da Cidade para marcar consultas especiais ou exames especializados. Tudo é feito no próprio posto, facilitando a vida de todos.
Nosso projeto de informatização chegou em Chave do Paraíso antes mesmo do sinal de telefonia móvel. Numa localidade que não tem nem telefone fixo ou sinal de celular (a comunicação com os moradores é feita por meio de um orelhão), a Secretaria de Saúde já chegou com internet via rádio, para marcar procedimentos como esses em tempo real, on line.
É um grande avanço na saúde pública e nem sempre a mídia marrom permite que a população tome conhecimento de fatos como esses. Campos é hoje o único município do Rio de Janeiro que tem toda sua rede de saúde informatizada, trazendo solução para diversos problemas e garantindo, em todo o território do município, o acesso da população à saúde. Já temos mais de 100 pólos de marcação de consultas e exames especiais, entre UBSs, centros de referência, programas especiais e hospitais.
E pensar que há 4 anos atrás todo esse serviço era feito apenas nos hospitais da cidade.....Melhorou ou não o atendimento da Saúde em Campos? Avalie!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário