terça-feira, 6 de março de 2012

Índices da saúde em Campos superam os da capital e do próprio estado do Rio

A Saúde de Campos volta a se destacar em acessibilidade e efetividade, em avaliação feita pelo Ministério da Saúde e divulgada, na última semana, através do Índice de Desempenho do SUS (IDSUS). O índice mede, em uma escala de 0 a 10, nos municípios, estados, regiões e no país, o acesso da população aos serviços de saúde e a qualidade dos serviços prestados, desde a atenção básica aos procedimentos de alta complexidade.
Campos recebeu média 5.38, ficando à frente de todos os municípios do Norte Fluminense e de cidades como Niterói, São Gonçalo, Nova Iguaçu, Nova Friburgo e Macaé; além de superar os índices da capital (4.33) e do próprio estado do Rio de Janeiro (4.58). O índice do Sudeste foi 5.56 e do país 5.4.
Apesar do bom desempenho, estou solicitando ao Ministério da Saúde, ainda nesta terça-feira (6), a revisão do índice definido para Campos. Os cálculos do Ministério consideram 24 indicadores: 14 de acesso ao sistema de saúde, que têm peso de 71,25%, e 10 da qualidade dos serviços prestados, com 28,75% de peso. Houve uma falha na avaliação, pelo fato de não terem sido considerados, no total de Campos, quatro indicadores do grupo de maior peso, prejudicando a nota final.
A solicitação expressa de revisão será entregue, em mãos, ao ministro Alexandre Padilha pelo deputado federal Anthony Garotinho, através de um ofício, que pode se lido abaixo. 

Não consideramos pertinente a nota zero associada a alguns indicadores citados na carta, pelos motivos elencados na mesma. Para justificar, apresnetamos no ofício dados levantados do Data-SUS, sistema do próprio Ministério da Saúde, portanto temos plena certeza de que essas ponderações serão reconsideradas e que, no final, haverá a elevação do índice de Campos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário