quarta-feira, 21 de março de 2012

Entrevista na Folha da Manhã




Concedi entrevista nesta quarta-feira (21) ao grupo Folha da Manhã, onde falei mais uma vez sobre o Índice de Desempenho do Sistema Único de Saúde (IDSUS). Mesmo com bom resultado no IDSUS, onde ultrapassamos o Estado do Rio, enviei este mês, como já postei aqui no blog, uma carta ao Ministério da Saúde, solicitando a revisão da pesquisa, já que houve um equívoco nas análises.

A avaliação ocorreu num período de três anos e foram analisados 24 indicadores, sendo 14 relacionados ao acesso ao SUS e 10 à qualidade do serviço prestado. O município obteve a média de 5,38. Porém, dentre os 14, que têm o peso maior, quatro receberam nota zero. Esse resultado foi um erro grosseiro, já que os quesitos tratam de internações de média e alta complexidade para não residentes e procedimentos ambulatoriais de alta e média complexidade oferecidos, também, a não residentes.

É preciso lembrar que, durante o tempo de pesquisa, realizamos cerca de 85 mil procedimentos a pessoas que não moram em Campos.
A carta enviada já chegou às mãos do ministro Alexandre Padilha. Esperamos a retificação do resultado. Todos sabem que Campos é referência no Norte Fluminense, então uma nota zero é incabível. O IDSUS mede, numa escala de 0 a 10, nos municípios, estados, regiões e no país, o acesso da população aos serviços de saúde e as qualidade dos mesmos, desde a atenção básica até procedimentos de alta complexidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário