sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Governo recebe críticas por não pagar troca de próteses de silicone não rompidas



 
A decisão do governo brasileiro de não garantir a substituição das próteses de silicone da francesa PIP e da holandesa Rofil que ainda não se romperam assusta pacientes e preocupa médicos. Enquanto as autoridades de saúde francesas e alemãs recomendam que todas as pacientes sejam operadas — como orientou a Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética —, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) decidiu que o SUS vai pagar a troca apenas das próteses que se romperem.

A Sociedade Brasileira de Mastologia alertou que os implantes apresentam um índice de ruptura sete vezes maior que os demais. "O SUS não tem dinheiro para pagar remédio para todos, como vai pagar essas cirurgias caríssimas? Eles fizeram isso para encobrir a incompetência da Anvisa", diz André Luiz de Miranda Barbosa, cirurgião plástico e professor da Faculdade de Medicina de Santo Amaro.

A advogada Erika Rucker, de 26 anos, tem próteses PIP desde 2009 e já decidiu trocar os implantes por conta própria, mesmo que eles não se rompam. Ela disse que, desde que as notícias da fraude surgiram, não dorme mais de bruços, receia exercitar a parte superior do corpo e só tira o sutiã para tomar banho. Tudo com medo de um problema sério ocorrer:

— Só o fato de ter silicone industrial dentro de mim já caberia um processo, porque não corresponde ao que comprei. Até pretendia processar a Anvisa, mas não vou fazer porque a Justiça Federal não anda. Acho um absurdo, a fiscalização tem que ser feita pelo menos todo ano. Todos têm culpa.

 
Fonte: O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário