quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Videogame da Microsoft ajuda pacientes de Alzheimer



Ter uma sala de reabilitação em casa, sem deslocar móveis ou aparelhos de grandes dimensões. Isto é o que promete uma nova tecnologia desenvolvida pela Microsoft. Médicos estão se valendo de um aparelho semelhante a um player de videogame para ajudar doentes a fazer exercícios de fisioterapia. Um paciente que teve Alzheimer diagnosticado há um ano a esclerose múltipla colaborou nos testes da nova tecnologia e aprovou: trata-se de um console que não precisa de cabos ou controles e de um jogo específico que melhora, quase sem o paciente perceber, a força, o equilíbrio e, igualmente importante, a confiança do paciente.

A tecnologia usada é chamada de Kinect. É baseada em um sensor de movimento, que controla o corpo inteiro. Os benefícios para os pacientes tem sido tantos que equipes de médicos estão investigando a possibilidade de usar a tecnologia para a prática clínica.

O estudo clínico está sendo feito pelos professores Rosa Maria Gutierrez e Roberto Cano da Universidade Rey Juan Carlos e por arquitetos do programa universitário de reabilitação para pacientes com esclerose múltipla. Allzheimer é doença é crônica e degenerativa. Distúrbios de equilíbrio e de controle postural são sintomas comuns desta doença, que afeta a qualidade de vida.

Pacientes dizem que há enormes benefícios no programa, que equivale a ter um fisioterapeuta em casa, além de poder compartilhar a terapia com amigos. Os custos do tratamento também diminuem: é possível fazer exercícios em casa. No entanto, os especialistas alertam que o programa não é um substituto para a terapia padrão, apenas acrescentar mais uma ferramenta. O mesmo conceito é usado no Instituto Valenciano de Neurorehabilitation (FIVAN) para pacientes neurológicos.

Fonte: O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário