quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Inmetro avalia desgastes de próteses de quadril e joelho

Pessoas que precisam de implantes de próteses de quadril e joelho terão mais segurança antes de submeterem à cirurgia. O Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia, Inmetro, está iniciando um estudo inédito para avaliar o desgaste e a qualidade desses produtos. O teste é importante porque, segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a osteoartrose representa 40% de todas as doenças articulares acima de 60 anos.




O protocolo de estudo para quadril já está pronto e os testes começam ainda agora em dezembro no Laboratório de Biomateriais e Tribologia (Labit), e os técnicos devem apresentar os resultados em seis meses. Carlos Achete, Diretor da Divisão de Material do Inmetro, diz que o número de procedimentos de implantes de próteses de quadril tem aumentado em todo o mundo, principalmente com o envelhecimento da população. E um dos objetivos do estudo do Inmetro é dar proteção ao usuário.

Na investigação, além do desgaste das próteses pelo uso, a equipe do Inmetro poderá ver se o material implantado. "O equipamente simula uma pessoa andando. Queremos ver o desgaste sofrido pelas próteses durante o uso, a qualidade do material. O nosso trabalho vai ajudar a saber a durabilidade das próteses e pode ajudar a evitar casos de nova operação de pacientes", comenta Achete. 

Fonte: Agência Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário