quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Rosinha lança pedra fundamental para implantação da radioterapia

A Prefeita Rosinha Garotinho lança nesta sexta-feira (23), às 15h, a pedra fundamental para dar início à implantação do serviço de radioterapia no Hospital Escola Álvaro Alvim (HEAA).  Participarei da solenidade ao lado do vice-prefeito e presidente da Fundação Municipal da Saúde, Doutor Chicão; e do deputado federal, Anthony Garotinho.

A segunda fase da implantação da radioterapia é a instalação do acelerador linear na Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon). O equipamento foi uma solicitação feita ao Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, durante uma audiência realizada em 26 de outubro, em Brasília, agendada pelo deputado Garotinho, da qual também participei.  O Ministério da Saúde liberou R$ 2,5 milhões para a compra do equipamento.

O acelerador linear é um parelho de radioterapia mais avançado, dotado de elevada tecnologia, que utiliza uma menor quantidade de radioatividade, produzindo menores efeitoscolaterais no paciente. O HEAA é responsável por atender  70% dos pacientes de câncer na região e, com isso, passa a contar com um tratamento mais completo.

A aquisição do equipamento, afirma o diretor do HEAA, Jair Araujo Junior, vai representar não só um ganho tecnológico à Unacon, mas também humanístico. “O acelerador linear reduz os efeitos colaterais e evita que o paciente precise se deslocar para outras cidades para ter acesso ao tratamento”, explica.

“Será um ganho importante não só para Campos, mas para toda a região, e temos que reconhecer o espírito público e o engajamento de todos os envolvidos, do deputado federal Anthony Garotinho, da Prefeitura, através da secretaria de Saúde, e do ministério da Saúde”, destacou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário