quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Reunião com Gerência estadual de Saúde Mental



Recebi nesta terça-feira (20), em meu gabinete, uma equipe de apoiadores do Norte e Noroeste Fluminense, da Gerência de Saúde Mental, da Secretaria Estadual de Saúde. O coordenador de Saúde Mental de Campos, José Carlos Araújo, também participou da reunião. Há o interesse do Estado em firmar parcerias, como credenciar o Centro de Assistência Psicossocial (Caps III) e implantar novos dispositivos, como o Serviço Residencial Terapêutico (SRT), que funcionaria como uma casa, para abrigar até oito pacientes psiquiátricos desospitalizados.

“Viemos discutir com o secretário o fluxo de internação psiquiátrica, uma vez que o hospital do Noroeste do Estado, que atendia este público, fechou e Campos é o único do Norte que mantém este atendimento. Também conversamos sobre os avanços desta área da saúde no município e estudamos a probabilidade de novos projetos”, informa a gerente de Saúde Mental, Ingrid Jann.

Segundo ela será feito, provavelmente em janeiro, um censo para conhecer a clientela (pacientes desospitalizados), a logística que seria implementada e disponibilidade de recursos humanos, para uma futura parceria do Estado com o município.

A Gerência estadual veio solicitar apoio para absorver a demanda a ser criada com o fechamento do Hospital de Bom Jesus. Mas é preciso uma reavaliação para qualquer nova medida, e somente depois de reforçada toda a assistência psiquiátrica, para atendimento dos pacientes de Campos, através dos Caps e com os SRTs. Só depois poderemos pensar no acolhimento a pacientes de outras cidades da região.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário