quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Garotinho consegue acelerador linear para Campos


Os pacientes em fase de tratamento de câncer contam agora com mais um aliado na luta contra a enfermidade em Campos, com a chegada de um acelerador linear, equipamento de fundamental importância no combate à doença, a ser incluído nos próximos dias na Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon) do Hospital Escola Álvaro Alvim (HEAA).


A aquisição se deve a uma interferência do deputado federal Anthony Garotinho (PR-RJ) que conseguiu junto ao Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, a liberação de R$ 2,5 milhões para a compra do material.
 

O acelerador linear é um aparelho de radioterapia mais avançado, dotado de elevada tecnologia, que utiliza uma menor quantidade de radioatividade, produzindo menores efeitos colaterais no paciente. O HEAA é responsável por atender 70% dos pacientes de câncer na região e, com isso, passa a contar com um tratamento mais completo.

A aquisição do equipamento, afirma o diretor do HEAA, Jair Araujo Junior, vai representar não só um ganho tecnológico à Unacon, mas também humanístico. “O acelerador linear reduz os efeitos colaterais e evita que o paciente precise se deslocar para outras cidades para ter acesso ao tratamento”, explica.


“Será um ganho importante não só para Campos, mas para toda a região, e temos que reconhecer o espírito público e o engajamento de todos os envolvidos, do deputado federal Anthony Garotinho, da Prefeitura, através da secretaria de Saúde, e do ministério da Saúde”, completou.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário