segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Campos também está na luta contra o fumo

O Senado aprovou esta semana uma lei que proíbe o fumo em lugares fechados e acaba com os fumódromos em todo o país. Mais um bom motivo para largar o cigarro. O doutor Drauzio Varella também está incentivando a população de fumantes a abandonar o tabagismo e vem mostrando, no quadro "Brasil sem cigarro", veiculado no Fantástico, da TV Globo, como anda a batalha dos brasileiros que aceitaram o desafio de largar esse vício.

No programa desse domingo, ele mostrou que, em média, o fumante costuma parar na terceira ou quarta tentativa. Alguns precisam de tratamento médico. Entre janeiro de 2010 e março de 2011 foram apenas 127 mil os atendidos no país, em um universo de 25 milhões de pessoas que fumam.



EM CAMPOS...

Campos também dispõe de um Programa de Controle do Tabagismo, da Secretaria Municipal de Saúde, que, este ano, já tratou cerca de 500 pessoas. O atendimento do Programa acontece de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 17h, na sede da Secretaria. Os pacientes são tratados por uma equipe capacitada pelo Ministério da Saúde (MS), composta por psicólogo, médico, três enfermeiros, fisioterapeuta e assistente social. Eles são divididos em grupos, com atendimentos, inicialmente por semana, no segundo mês quinzenalmente e, após três meses, mensalmente.
  
O usuário recebe tratamento através de medicamentos à base de nicotina, além de Terapia Cognitiva e Comportamental. Os medicamentos são utilizados apenas quando necessário, quando, por exemplo, a dependência é grande. Vale ressaltar que cada caso exige um tratamento diferenciado. Os pacientes com problemas cardíacos e gestantes não podem fazer uso desses medicamentos.   

As mulheres, entre 40 e 50 anos são a maioria nos grupos, embora dados apontem  que o vício começa na adolescência. O Programa de Controle de Tabagismo, que recentemente iniciou triagem de outro grupo, oferece atendimento ambulatorial ao tabaco-dependente, palestras em instituições públicas e privadas e algumas ações de orientação e sinalização de ambientes livres do fumo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário