sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Alongamento não tem efeito significativo na redução de dores musculares e lesões

Num artigo que será publicado na edição do próximo mês do "British Journal of Sports Medicine", pesquisadores da Universidade de Sidney, na Austrália, revisaram dezenas de estudos recentes sobre alongamento, esperando determinar se, de fato, a prática evita que as pessoas fiquem doloridas depois dos exercícios. Os autores encontraram 12 estudos feitos nos últimos 25 anos que se dedicavam especificamente a esta questão.

Cada uma das pesquisas produziu essencialmente o mesmo resultado, escrevem os autores da revisão, mostrando que "o alongamento não produz redução importante nas dores musculares nos dias seguintes aos exercícios", afirma artigo publicado no "New York Times".



Isso não significa que você não deve se alongar, dizem os autores do estudo. Mas indica que o alongamento pode não provocar os benefícios que muitos de nós esperamos. Essa costuma ser uma questão polêmica entre os adeptos da prática de atividade física. Os que se alongam com frequência tendem a dizer que o alongamento previne dores musculares e lesões. Mas os que não o fazem defendem que se alongar é uma enorme perda de tempo.

Os especialistas dizem que cada um dos lados tem um pouco de razão, apesar de haver pouca informação confiável disponível sobre o tema, em parte porque alongamento é uma questão difícil de ser estudada.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário