domingo, 30 de outubro de 2011

Saiba mais sobre o câncer que acometeu Lula e como se prevenir

O câncer na laringe que acometeu o ex-presidente Lula tem como principais causas o cigarro e em segundo lugar a bebida. As duas causas representam mais de 80% dos casos no Inca. O diagnóstico foi divulgado na manhã deste sábado pelo Hospital Sírio-Libanês. Segundo o oncologista Jacob Kligerman, o tratamento com quimioterapia, associado ou seguido por radioterapia, costuma ser recomendado em casos nos quais o tumor está mais avançado.


De acordo com Kligerman, ex-diretor do Inca e ex-secretário municipal de Saúde do Rio, o tratamento depende do estágio em que a doença está e da localização do tumor, que pode estar nas áreas supraglótica, glótica ou infraglótica. O oncologista afirma que a principal forma de se prevenir da doença é evitar o fumo e o álcool. "Não se faz prevenção em massa. Só se faz exame quando se tem sintoma de rouquidão sem outra causa aparente, como um resfriado", explica o oncologista.


Segundo o médico Daniel Herchenhorn, chefe de oncologia do Inca, o tratamento na fase inicial é feito com cirurgias conservadoras, em alguns casos com laser. Em estágios mais graves, a cirurgia em geral é mutilante, deixando o paciente sem as cordas vocais e com uma traqueostomia permanente.


- A maioria dos casos é na corda vocal ou acima dela (supraglótico). Quando ocorre na corda vocal, em geral o primeiro sintoma é rouquidão - explica o doutor Herchenhorn. O câncer de laringe acomete mais homens que mulheres, e afeta principalmente pacientes com idade entre 50 e 60 anos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário