quarta-feira, 13 de junho de 2012

Museu vai mostrar importância econômica de Campos e região



O Museu Histórico de Campos, que estará aberto à visitação a partir do dia 29, será um espaço de informação para a sociedade e vai mostrar toda importância de Campos e região para o desenvolvimento econômico do país, principalmente, entre o final do século XVIII e início do século XX. O Museu vai funcionar no Solar Visconde de Araruama, recentemente, restaurado pela Prefeitura de Campos. Segundo o museólogo, Carlos Freitas, que está acompanhando o processo de implantação do Museu de Campos, o espaço será um local de conhecimento.

Freitas explica que o primeiro pavimento fará uma abordagem cronológica do Solar, retratando todos os momentos pelas quais o prédio histórico passou. “Além disso, teremos duas salas com exposições temporárias, como a que terá material da antiga Rede Ferroviária, e a exposição de gravuras do Museu Histórico Nacional sobre comércio de rua, um café e, ainda, um auditório para uso da comunidade”, disse.

O segundo pavimento abriga o Salão Nobre, de frente para a Praça São Salvador; a sala que retrata o início da colonização que terá também material sobre os índios goytacazes, recolhido no sítio arqueológico do Caju e tombado pelo Patrimônio Histórico, como restos de enterramento (ossos) e dois segmentos de urnas funerárias. “A outra sala será dedicada ao início da exploração econômica, retratada no Século XVIII e, depois, uma área maior dedicada ao Século XIX e à grande evolução econômica da região”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário