quarta-feira, 2 de maio de 2012

Vigilância Sentinela e novo protocolo da dengue

A rotina de visitas dos agentes de endemias às casas e cercos pontuais nos bairros, que, pelos prontuários eletrônicos da Sala de Situação da Dengue, apresentam números mais elevados de casos, tem sequência, em Campos. O município é o único do interior do estado que conta com uma Vigilância Sentinela da Dengue - vai reduzir os intervalos de identificação dos sorotipos para a monitoração dos vírus circulantes na cidade.

- A Secretaria de Saúde de Campos passa a enviar semanalmente as amostras de sangue de pacientes para identificação do sorotipo. A preocupação é porque, embora em Campos, este ano, continuemos a ter apenas o vírus 1 da dengue em circulação, pela primeira vez temos, no Brasil, os quatro sorotipos da dengue circulando ao mesmo tempo - explica o secretário de Saúde, Geraldo Venâncio.

Desde outubro passado a Secretaria de Saúde vem atualizando os profissionais da rede, tanto para intensificar a vigilância, como para seguir o novo protocolo da dengue, que traz estratégias para um diagnóstico mais precoce da doença e um melhor direcionamento do paciente para o tratamento, conforme lembrou o superintendente de Saúde Coletiva, Charbell Kury, acrescentando que, em Campos, a taxa de letalidade da dengue é de 1,2%, quando o estado apresenta um índice de 5%.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário