sexta-feira, 18 de maio de 2012

Flip comemora dez anos com olhar múltiplo sobre Drummond



Em seu décimo aniversário, a Festa Literária Internacional de Paraty (Flip), que será realizada de 4 a 8 de julho, homenageia o escritor mineiro Carlos Drummond de Andrade (1902-1987), com a conferência de abertura — de Antonio Cicero e Silviano Santiago —, duas mesas na programação principal, a exposição “Faces de Drummond — O poeta e seu avesso” e a apresentação, na Casa da Cultura, da peça “Cartas de Maria Julieta e Carlos Drummond de Andrade”, de Sura Berditchevsky. Antes da conferência sobre Drummond, o escritor Luis Fernando Verissimo falará dos dez anos da Flip. Em seguida, haverá shows de Ciranda de Tarituba e Lenine.

Entre os novos nomes anunciados ontem estão o libanês Amin Maalouf, o colombiano Juan Gabriel Vásquez e o inglês Hanif Kureishi, um dos autores que já participaram da Flip e voltam a Paraty para celebrar os dez anos. Vencedora do Prêmio Pulitzer de ficção em 2011 por “A visita cruel do tempo”, Jennifer Egan vem ao Brasil pela primeira vez. A americana divide a mesa “Pelos olhos do outro”, às 12h do dia 7 de julho, com o inglês Ian McEwan, que também volta à Flip, onde lançará seu novo romance, “Serena”.

Outros destaques estrangeiros são o americano Jonathan Franzen, autor de “Liberdade”, o francês J. M. Le Clézio, ganhador do Nobel de Literatura em 2008, e o poeta sírio Adonis. Também há muitos brasileiros que nunca participaram da Flip, como Rubens Figueiredo, Altair Martins, André de Leones, Carpinejar e João Anzanello Carrascoza. A expectativa de público é de 25 mil pessoas, como em 2011. Os ingressos começam a ser vendidos dia 4 de junho no site www.ticketsforfun.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário