terça-feira, 22 de maio de 2012

Cientistas descobrem área do cérebro responsável pela obesidade



Pesquisadores da Universidade Johns Hopkins, nos Estados Unidos, descobriram que ratos com uma dieta rica em gordura na fase de crescimento desenvolvem depois, na fase adulta, células nervosas novinhas em folha em uma área do cérebro chamada hipotálamo. O crescimento dessas células, segundo o estudo, cria um ciclo vicioso: quanto mais gordura se come, mais o hipotálamo induz o corpo à obesidade e a uma vontade maior de consumir gordura.

Os cientistas explicam que o mecanismo pode ser interpretado como uma adaptação evolutiva. Numa época da evolução dos ratos em que a comida foi escassa, o organismo se defendeu criando um mecano estado americano de Maryland, concentraram esforços em saber por que isso ocorre.nismo para armazenar gordura e induzir o corpo a aproveitar ao máximo a chance de comer. Mas nos tempos atuais, tal faceta evolutiva tem outra consequência se aplicada aos humanos, conforme sugere o estudo. Uma infância com calorias em excesso significa uma fase adulta com maiores chances de desenvolver obesidade e distúrbios metabólicos.

Até recentemente, acreditava-se que apenas duas áreas do cérebro eram capazes de criar novas células nervosas, mesmo na fase adulta: o hipocampo, envolvido na memória, e o bulbo olfativo que, como o nome já diz, tem a ver com a capacidade de sentir cheiros. Com a descoberta de que o hipotálamo também cria células no decorrer da vida, os pesquisadores do Departamento de Neurociência da Johns Hopkins,

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário