terça-feira, 22 de maio de 2012

Biólogos tentam criar vacina contra malária a partir de alga



Biólogos da Universidade da Califórnia, na cidade de San Diego, tiveram sucesso em modificar uma espécie de alga a ponto de produzir um potencial candidato para uma vacina contra a transmissão do parasita causador da malária. A conquista pode criar o caminho para desenvolver uma forma menos custosa para proteger bilhões de pessoas contra a doença.

A malária afeta mais de 225 milhões de pessoas mundialmente, em áreas tropicais e subtropicais, causando febre, dores de cabeça e, em casos mais graves, leva à morte. O uso de alga para produzir proteínas da malária ativou anticorpos contra o protozoário Plasmodium falciparum em ratos de laboratório. O resultado foi publicado esta semana na versão online da revista científica PLoS ONE.

Parte da dificuldade em criar a vacina contra a malária ocorre porque é necessário encontrar um método para produzir proteínas complexas e tridimensionais, as quais reproduzam aquela produzida pelo parasita. A maioria das vacinas criadas a partir de bactérias modificadas vem de proteínas simples, que induzem o sistema imunológico do corpo a produzir anticorpos contra os micróbios invasores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário