quarta-feira, 2 de maio de 2012

Acidez de bebidas energéticas prejudica esmalte dos dentes


Um estudo publicado pela Academia de Odontologia Geral, dos Estados Unidos, alerta que o hábito de consumir bebidas energéticas e isotônicos pode causar um dano irreversível no esmalte dentário. O trabalho explica que os níveis de acidez encontrados neste tipo de bebida pode iniciar, em alguns casos, o efeito corrosivo sobre o esmalte já depois de cinco dias de consumo.

Os pesquisadores examinaram o nível de acidez em 13 marcas de bebidas esportivas para reidratação, como os isotônicos, e nove de energéticos. Foi descoberto que o nível de acidez pode variar entre as marcas e até entre sabores de uma mesma marca.

Os energéticos mostraram, de acordo com a pesquisa, um potencial de dano duas vezes maior que os isotônicos e demais bebidas esportivas. O estudo registra que entre 30% e 50% dos adolescentes americanos consomem energéticos, e 62% tomam bebidas especiais para hidratação em atividade física pelo menos uma vez ao dia, o que torna importante informar pais e jovens adultos sobre os efeitos ruins desta categoria de produto.

De acordo com a Academia de Odontologia Geral, o dano no esmalte dentário é irreversível e, sem a proteção do esmalte, os dentes se tornam mais sensíveis e expostos a cáries. Uma dica importante é não escovar os dentes até uma hora depois de consumir este tipo de bebida, para que a escovação não espalhe a acidez pela superfície dentária.


Fonte: O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário