terça-feira, 17 de abril de 2012

Tai Chi Chuan é um dos melhores exercícios para a terceira idade



Indivíduos idosos que praticam o Tai Chi Chuan de forma regular têm melhores índices de pressão arterial e força muscular. O exercício melhora as funções cardiovasculares e musculares, além de proteger as articulações, e está sendo considerado uma das melhores atividades físicas para se praticar na idade avançada.

E a Prefeitura de Campos oferece a modalidade gratuitamente aos idosos. Uma hora de atividade nas aulas de Tai Chi Chuan é o suficiente para os idosos matriculados no Departamento do Idoso se sentirem muito bem. Mais dispostos e com menos dores, comuns na terceira idade, o professor Paulo Roberto Cordeiro explica que a atividade oferece benefícios físicos, mexe com a articulação, nível de pressão arterial, além de trabalhar com o objetivo de acabar com o estresse e a ansiedade.

- Trabalhamos com ginástica terapêutica, respiração profunda, alongamento e movimentos circulares e lentos. Nossa meta é eliminar o estresse e a ansiedade, oferecendo mais qualidade de vida. Cerca de 10 idosos já estão matriculados no Departamento do Idoso, além dos idosos que praticam a mesma atividade na Colônia de Férias da Terceira Idade, em Farol de São Tomé - disse o professor.

Frequentadora das aulas de fisioterapia em grupo, oficina da memória e ainda da Universidade para Terceira Idade (Unit), no campus da Universidade Federal Fluminense (UFF), a professora aposentada Marta Gomes Garcia, 68 anos, também se matriculou nas aulas de Tai Chi Chuan. "Estou gostando muito. Minhas dores nas juntas estão sumindo. Além de exercitar o corpo, trabalho a mente, faço novas amizades e ainda ocupo meu tempo", conta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário