terça-feira, 17 de abril de 2012

Falar mais de uma língua protege o cérebro contra a demência


Conhecer mais de uma língua pode ser bom para a saúde mental. De acordo com um estudo recente o chamado bilinguismo pode proteger contra os sintomas da demência e os indivíduos que falam várias línguas têm maior resiliência quando adultos.

As conclusões são de uma pesquisa feita pela Universidade de York, nos EUA, e publicadas no periódico Trends in Cognitive Sciences. “Estudos anteriores já haviam indicado os benefícios do bilinguismo no desenvolvimento cognitivo das crianças.

Nossa pesquisa se baseou na revisão de alguns desses estudos, especialmente aqueles que usavam dados de testes cognitivos e métodos de neuroimagem para avaliar os efeitos do bilinguismo em adultos”, explica Ellen Bialystok, principal autora do estudo.

De acordo com os pesquisadores quando o cérebro fica atento para monitorar qual linguagem usar em determinadas situações há uma maior atividade nas regiões relacionadas com a atenção geral e com o controle cognitivo. O uso dessa última região, principalmente, faz com que essas redes neurais se reconfigurem e fiquem mais fortes com o tempo, o que em hipótese melhoraria a “flexibilidade mental”, ou a a habilidade de se adaptar à mudanças e processar informação de forma mais eficiente.



Fonte: Site Ururau

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário