quarta-feira, 18 de abril de 2012

O item da cozinha com mais germes? A esponja.



Quando se trata de germes, ao contrário do que a maioria das pessoas pensa, o banheiro não é o lugar da casa onde eles estão mais concentrados. A cozinha, sim, é o cômodo que mais agrega esses micro-organismo. Das bancadas e esponjas à tábuas de corte e refrigeradores, este ambiente é muito contaminado, alertam especialistas.

- Acho que não levamos tão a sério a limpeza das cozinhas como dos banheiros, quando na verdade deveríamos - disse ao site especializado em medicina "WebMD" Donna Duberg, professora assistente do laboratório de ciência clínica da Universidade Saint Louis, em Missouri, nos Estados Unidos. - Deveríamos ter mais respeito pela cozinha.


O item da cozinha com mais germes? A esponja.

Quando você usa uma mesma esponja em toda a cozinha - nos pratos e na pia, por exemplo - está levando os germes de um ponto para outro, diz Philip Tierno, PhD e diretor de microbiologia clínica e imunologia do Centro Médico Langone da Universidade de Nova York. Você pode ter ouvido que colocar a esponja no micro-ondas ajuda a matar os germes, mas isto não é suficiente, diz Tierno. Há pontos que as micro-ondas não alcançam ou o calor não chega, e o micro-organismo vai sobreviver lá.

Lavar a esponja no lava-louças também não é suficiente para matar os germes, a menos que o aparelho tenha uma ciclo germicida de temperatura extremamente alta. Você pode usar toalhas de papel ou um pano limpo; não se esqueça de usar o pano apenas uma vez e, em seguida, jogá-lo na lavanderia. Mas se você realmente usa esponjas, pode colocá-las numa solução de não mais de uma xícara de água sanitária para um litro de água, ou água e vinagre.

Mergulhe o utensílio na solução de água sanitária durante cerca de cinco minutos ou na solução de vinagre por 20 a 30 minutos. Enxágue bem e deixe secar ao vento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário