quarta-feira, 25 de abril de 2012

Nota de repúdio ao assassinato de blogueiro do Maranhão


 

O nosso blog como uma voz sempre atuante contra interesses poderosos, políticos inescrupulosos e corruptos e que denuncia esquemas milionários de desvio de dinheiro não pode se calar diante do assassinato covarde do jornalista e blogueiro maranhense Décio Sá. Ele foi executado com 6 tiros na noite de segunda-feira, em São Luís, no Maranhão. No seu blog, Décio denunciava o crime organizado no seu estado e também trabalhava como repórter político para o jornal da família Sarney.

Em fevereiro deste ano também foi assassinado em Barra do Piraí, no interior do Rio, o jornalista Mário Randolfo Marques Lopes, do site "Vassouras na Net". Não custa lembrar do caso do blogueiro Ricardo Gama que sofreu tentativa de assassinato levando 6 tiros, mas que felizmente sobreviveu. Mais de um ano se passou e a polícia do Rio não investigou nada sobre o caso de Ricardo Gama.

É grave e assustador o que está acontecendo. Tentam intimidar os blogueiros independentes porque se constituem numa ameaça aos interesses sujos sejam eles políticos ou criminosos. A mídia pode ser controlada muitas vezes com verbas publicitárias, mas no território livre da internet não há como impedir que venham à tona denúncias que atrapalham os planos sujos de muita gente.

É preciso uma resposta dura das autoridades policiais a esses casos, para que a impunidade não estimule novos atentados e seja uma ameaça à democracia. Nos casos do Rio de Janeiro, infelizmente a polícia nem se interessou em investigar nada porque as vítimas eram consideradas incômodas para Cabral e sua turma de amigos e aliados. Infelizmente, os grandes veículos de comunicação do Rio de Janeiro também não foram incisivos na cobrança de ação por parte das autoridades policiais.

Ameaças, tentativas de intimidação são cada vez mais freqüentes a blogueiros que levantam a voz contra as injustiças, os desmandos, a corrupção e o crime organizado. O nosso blog recebe incontáveis ameaças, embora não possamos levar a sério cada mensagem que diz que vai nos acontecer isso ou aquilo, se continuarmos a denunciar determinado caso de corrupção. No nosso caso, acho que isso está claro para todos os leitores, nada nos fará recuar, assim como na minha vida pública, onde todos sabem que sofri todo o tipo de pressões e golpes baixos e nunca capitulei.

Mas é preciso reagir antes que seja tarde. Não interessa a tendência política de cada blog, se é simpático a fulano ou a beltrano, se é de esquerda ou de direita, se atinge o segmento evangélico, católico ou não tem religião, se é favor ou contra alguma causa polêmica (exemplo da liberação da maconha). Todo mundo tem o livre direito de expressão e de opinião. O assassinato de Décio Sá atinge a todos os blogueiros e afronta a democracia. É uma nuvem negra que paira no horizonte e ameaça toda a sociedade, que é quem sempre paga a conta quando esquemas criminosos, negociatas políticas ou escândalos de corrupção como os que muitos blogs independentes revelam, ficam ocultos e impunes.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário