terça-feira, 10 de abril de 2012

Mitos e verdades sobre a fadiga

A revista americana on-line WebMD publicou uma série de dicas que podem esclarecer dúvidas e ajudar a melhorar a disposição de quem anda cansado para além do normal. Veja a seguir:

O que é bom para aliviar sua fadiga? Tirar várias sonecas ao longo do dia, caminhar por 30 minutos ou beber café?

Caminhar por 30 minutos. Atividade aerobica regular e moderada, como caminhar, é um bom modo de aliviar o cansaço. Cafeína pode lhe dar energia de imediato, mas não é uma solução. Se ingerida em excesso (e esta quantidade varia de pessoa para pessoa), ela pode fazê-lo ficar insone à noite e sonolento durante o dia. É por isso também que o melhor, em geral, é evitar as sonecas: pode ser que na hora de se deitar você não esteja cansado o suficiente para dormir se tiver descansado durante o dia.

É preciso ficar oito horas na cama, mesmo que não se durma todo esse tempo?

É melhor dormir, por exemplo, seis horas bem do que ficar mais tempo na cama se revirando para lá e para cá. Se você acordar e ainda for muito cedo, tente ler à meia-luz e volte para a cama se ficar sonolento. Mas não durma até mais tarde por isso, sob pena de ver seu horário de dormir ficar de pernas para o ar.

Se você decide parar de trabalhar porque está cansado demais, o que deve fazer a seguir?

É tentador ficar em casa, debaixo das cobertas, mas pode ser ainda melhor cumprir sua rotina normalmente. Por outro lado, se se sentir realmente mal, peça ajuda no trabalho. Você pode conversar com seu patrão sobre um horário mais flexível ou sobre trabalhar em casa; isso vai ajudá-lo a se recuperar ao mesmo tempo em que se mantém ativo. Se continuar a se sentir exausto, consulte seu médico.

Quando, mesmo exausto, você não consegue dormir à noite, o que deve fazer?

Não descanse na cama ao longo do dia, nem fique na cama até mais tarde de manhã. Tente manter uma rotina relaxante perto da hora de se deitar, tendo a certeza de que seu quarto está escuro e confortável o suficiente, evite fazer exercícios físicos até quatro horas antes de dormir e evite cafeína, álcool e refeições pesadas à noite.

A fadiga está sempre relacionada ao esforço demasiado?

Não. Pode ser que você não esteja dormindo bem à noite em consequência de males como depressão, mononucleose, anemia, problemas de tireoide ou no fígado e artrite reumatoide. Se você já tentou estabelecer uma rotina mais tranquila e mesmo assim não consegue dormir bem, procure seu médico.

Açúcar dá energia?

Açúcar pode dar energia logo que é consumido, mas, assim que for digerido, você vai se sentir cansado de novo. Cafeína, álcool e junk food também contribuem para um estado geral de fadiga. A melhor dieta para dar disposição é a mais saudável possível.

O que você come interfere na sua energia?

Sim. Comida muito temperada, especialmente se ingerida perto da hora de dormir, pode afetar seu descanso, pois pode causar má digestão e azia. Alimentos ricos em fibras, como muitas frutas e vegetais, ajudam a absorver açúcar, que é necessário para que você se sinta bem (em porções moderadas, diga-se). As fibras ajudam inclusive equilibrar a energia, o que vai evitar que você sinta picos de vitalidade alternados com total exaustão. E beba bastante água: manter-se hidratado ajuda o organismo a funcionar bem.


Às vezes, você esquece o que ia fazer. É grave?

É normal ficar um pouco esquecido quando se está fatigado. Procure se organizar recorrendo a calendários, listas, agenda, o que for melhor para você. Quando for ao médico, mencione estes episódios de esquecimento. E, se desconfiar de que eles estão sendo muito frequentes, adiante sua consulta.

Vitamina B, um copo de vinho, um café da manhã reforçado, comidas ricas em ômega-3 e ácidos graxos. Estas coisas ajudam a melhorar o cansaço?

Algumas mudanças na dieta pode realmente renovar as energias, entre elas passar a ingerir mais alimentos que são fonte de ômega-3 e ácidos graxos, como alguns frutos do mar, nozes e vegetais folhosos e verde-escuros. Alimentos que têm muita vitamina B, como ovos, carnes magras e laticínios também ajudam. E, sim, é importante começar o dia com um café da manhã que tenha proteínas e carboidratos. Álcool, por outro lado, pode deixar a pessoa sonolenta.

Desidratação, ou pouca hidratação, deixa a pessoa cansada?

Sim. Quando seu corpo recebe pouca água, ele não funciona bem. Mas não é qualquer líquido que hidrata: café e refrigerantes são bem menos eficientes do que água.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário