quinta-feira, 5 de abril de 2012

E se engolir a espinha do peixe?? O que fazer?


Mas, se mesmo com as orientações acima, você ou seu filho engolir uma espinha de peixe, não se preocupe. Siga as dicas da cirurgiã geral Jeane Pissarra Teixeira Monteiro, médica do Hospital Metropolitano de São Paulo, para explicar o que fazer nesses casos. Mas já adianto: NUNCA coma farinha ou pão com miolo.
Quais cuidados devem ser tomados ao comer peixe para não engasgar ou engolir a espinha?

Evitar peixes com muitas espinhas e separar ao máximo as espinhas antes de levar o alimento à boca. Também é importante mastigar bem antes de deglutir, sentindo o alimento. Isso é mais difícil para as pessoas que usam próteses (dentaduras), portanto, elas devem preferir peixes cartilaginosos, que não possuem espinhas, como o cação, por exemplo.
Se a pessoa engolir a espinha, o que ela deve fazer? Ir para o hospital?

Nesse caso, o paciente deve manter-se em jejum – evitar o hábito comum de comer farinha ou pão para “soltar” a espinha-, inclusive de líquidos. Em seguida, a pessoa deve procurar imediatamente o pronto-socorro mais próximo. A retirada da espinha deve ser feita somente pelo médico. Se a espinha já estiver no esôfago, a retirada será feita por meio de endoscopia.
Provocar vômito pode fazer a situação piorar?

A pessoa não deve provocar vômito, pois isso pode levar a perfurações.
Na Semana Santa costuma aumentar o número de pessoas que engolem a espinha do peixe?

Sim, no feriado da Semana Santa aumenta a incidência desses casos, pois o consumo de peixe é maior. Também registramos o aumento do número de casos durante o verão.
O que pode acontecer nesses casos?

A consequência mais grave é a perfuração do tubo digestivo. Mas quando os casos são tratados de forma rápida e correta, com a retirada da espinha, os pacientes evoluem bem.
O cuidado com as crianças deve ser maior?

Crianças devem ingerir apenas peixes cartilaginosos, que não possuem espinhas.
As espinhas de certos peixes são mais flexíveis e algumas pessoas as mastigam e engolem. O nosso organismo digere essa espinha ou não? Elas correm algum risco?

As espinhas são os ossos dos peixes. Os cartilaginosos, como disse anteriormente, não possuem ossos. São os peixes da família dos tubarões. Nesse caso, eles possuem apenas cartilagens, que podem ser mastigadas e deglutidas sem perigo.

Peixes muito pequenos, como sardinhas e lambaris, têm os ossos muito finos. Se estiverem bem fritos ou forem cozidos em panela de pressão, os ossos ficam quebradiços, podendo ser facilmente mastigados e bem triturados pelos dentes. Mas é melhor que isso seja evitado por pessoas que não têm costume de ingerir peixes, por usuários de próteses e por crianças

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário