sábado, 14 de abril de 2012

Casos de demência vão triplicar até 2050, diz OMS

Os casos de demência vão aumentar muito nas próximas décadas, com o aumento da expectativa de vida e a melhora da saúde pública em países pobres, segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde). Cerca de 35 milhões de pessoas estavam vivendo com demência em 2010 e o número vai crescer para 65,7 milhões até 2030, segundo a agência de saúde da ONU.

Em 2050, os casos vão triplicar para 115,5 milhões. "Os números já são grandes e vão aumentar muito rápido", afirmou Shekhar Saxena, chefe da divisão de saúde mental da OMS. A maioria dos pacientes recebe cuidados dados pelos próprios parentes, que arcam com a maior parte do custo anual do problema, estimado em US$ 604 bilhões. O peso financeiro do transtorno vai aumentar ainda mais rápido do que o número de casos, afirmou a OMS em seu primeiro relatório de fôlego sobre o tema.

"O custo catastrófico vai levar milhões de residências para níveis abaixo da linha de pobreza", afirmou a diretora-geral da OMS, Margaret Chan. A demência, transtorno cerebral que afeta a memória, o comportamento e a capacidade de realizar tarefas simples, afeta a maior parte dos idosos. O mal de Alzheimer responde por cerca de 70% dos casos.

Nas últimas décadas, a demência vem se tornando um problema importante de saúde pública em países ricos. Mas, com a população de países de renda baixa e média crescendo e envelhecendo nas próximas décadas, a OMS diz que é necessário informar o público sobre o problema e melhorar programas de apoio aos doentes. A fatia dos casos de demência em países pobres e de renda médica deve subir de 60% para mais de 70% até 2050.


Fonte: Folha de São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário