terça-feira, 13 de março de 2012

Reforma e ampliação de UBSs garantem dignidade aos pacientes





Nesta terça-feira (13), fui ver de perto como está sendo feito o atendimento à população em mais quatro unidades da nossa rede municipal de saúde: visitei as UBSs Santa Cruz, Lagoa de Cima, Conceição do Imbé e Morangaba. As quatro unidades, assim como todas as outras UBSs, já passaram por reforma ou estão em fase final de obras. Em várias delas, ampliamos o espaço, criando novas salas para melhor atender aos pacientes do Sistema Único de Saúde, dando a eles mais dignidade.

É o caso, por exemplo, da UBS Conceição do Imbé, que ganhou um anexo com sala de imunização e duas salas de curativos assépticos e sépticos. A unidade também é uma das contempladas com uma ambulância nova para atender à comunidade.





Essa é uma das unidades, em cuja região ainda nem chegou o sistema de telefonia móvel, mas a secretaria de Saúde já chegou com o sistema de informática e internet, por meio de Painel Solar, possibilitando a marcação de consultas e exames especiais on line, sem que haja a necessidade da população se deslocar para o centro da cidade. É um grande avanço!

A reforma geral contemplou os três consultórios médicos, um odontológico e a recepção, com pintura, troca de piso e melhorias nas instalações hidráulica e elétrica. A UBS atende a uma média de 50 pessoas/dia, moradores do local, de Aleluia, Batatal, Mocotó, Cambucá e Serra das Almas.

A administradora da UBS, Edna da Silva, lembrou, durante a visita de hoje: “Aqui não tinha quase nada, nem muro , era tudo mato, hoje já está tudo cimentado, com piso. Mudou pra melhor”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário