segunda-feira, 12 de março de 2012

Radioterapia em Campos: um passo a mais

Foto: Gerson Gomes
(Na ocasião do lançamento da pedra fundamental do seviço de radioterapia)


Para elevar o nível de tratamento oncológico em Campos, adquirimos um novo equipamento, o acelerador linear (foto abaixo), que vai dinamizar o serviço de radioterapia. O aparelho foi adquirido junto ao Ministério da Saúde, por intermédio do deputado federal, Anthony Garotinho, e vai ser instalado no Hospital Escola Álvaro Alvim (HEAA), conveniado à Prefeitura por meio da Gestão Plena da Saúde.

Veja o que diz o oncologista do Oncocentro do HEAA, Frederico Barbosa:

— Com a instalação do novo aparelho, iremos fechar um ciclo de tratamento oncológico. Vale ressaltar que está em funcionamento, a radiocirurgia e a braquiterapia. Esses procedimentos são voltados para pacientes com tumor no colo do útero — explicou, lembrando que atualmente são feitos, em média, 700 atendimentos por mês a tratamentos de quimioterapia.

O equipamento deve ser instalado em 8 a 12 meses. A implantação do acelerador linear demora, pois requer muito cuidado e autorização de alguns órgãos competentes. Por se tratar de um aparelho que emite muita radiação. A unidade conta com outros tipos de serviço para pacientes com câncer, além do tratamento, como a área de diagnóstico, cirurgias e internações oncológicas.



— Ainda que os nódulos não sejam notados é importante fazer a prevenção através da mamografia. Quando a doença está no começo e a lesão é bem pequena, o tratamento é mais eficiente — afirmou Risoleide Figueiredo, coordenadora da área de Detecção Precoce e Vigilância do Câncer da SES.

Ainda segundo a secretaria, a faixa etária recomendada das mulheres para realização do exame será ampliada e passará a incentivar a análise bienal para quem tiver mais de 40 anos com lesões não palpáveis. Dez anos a menos que o sugerido pelo Ministério da Saúde.


Saiba mais:

Rosinha lança pedra fundamental do seviço de radioterapia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário