segunda-feira, 12 de março de 2012

Campos no combate ao câncer



Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o câncer é a segunda doença que mais mata no mundo, perdendo apenas para as doenças cardiovasculares. Dentre os tipos de tumores, os que mais levam a óbito são os no pulmão, nas mamas, no fígado e na região colorretal. Campos é polo regional no atendimento de média e alta complexidade para o pacientes oncológicos.

Temos pacientes que vêm de diversos municípios da região norte fluminense para serem tratados nas nossas Unidades de Atendimentos de Alta Complexidade (Unacon). Logo, considera-se a possibilidade de maior incidência de casos relacionados ao município de Campos, pois diversos pacientes de cidades vizinhas utilizam endereços de Campos, e quando este é colocado na declaração de óbito, a estatística sobe também.

Segundo dados do Departamento de Vigilância Epidemiológica da secretaria de Saúde, no município, dos quatro mil óbitos registrados, em média, anualmente, pelo menos mil estão diretamente ligados a doenças cardiovasculares e medidas foram tomadas para reverter a situação. Agora, o mesmo acontece com o câncer.

Profissionais das unidades de saúde de Campos estão treinados para diagnosticar casos suspeitos de câncer e as ações contra a doença foram intensificadas. Em 2011 tivemos 493 casos de câncer, sendo que os mais notificados foram os de: mama, pulmão, próstata, colo do útero, além do câncer do aparelho digestivo e o de pele. Na mulher, temos o câncer de mama representando o maior causador de óbitos. Nos homens, o câncer de próstata é o mais comum.

O fortalecimento do diagnóstico precoce vem definindo o sucesso da redução dos indicadores de mortalidade. Para o câncer de mama, por exemplo, temos feito campanhas de incentivo para a realização do exame preventivo nas unidades básicas para as mulheres a partir do inicio da vida sexual. Nossos profissionais também estão incentivando a realização da mamografia, a partir de 40 anos.

Outra medida que adotamos foi o fortalecimento das ações educativas como forma de identificação precoce de casos e tratamento oportuno, o que pode reduzir os casos de morte.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário