quarta-feira, 28 de março de 2012

Nossas unidades de saúde em Ribeiro do Amaro, Terra Prometida, Santa Ana e Campelo

UBS Terra Prometida


 


Dando sequencia às visitas técnicas nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), estive nesta quarta-feira (28), em nossas unidades da Terra Prometida, Ribeiro de Amaro, Campelo e Santa Ana.   Por onde ando, tenho ouvido as pessoas elogiando e parabenizando as ações implantadas pelo governo Rosinha Garotinho.
A fisioterapeuta da Terra Prometida, por exemplo, Gezelle Milholi, lembrou que a unidade recebeu muitas melhorias: “O posto foi reformado, ampliado, recebeu grades, etc. Ficou bem melhor”. A UBS está recebendo os últimos detalhes, como é possível ver nas fotos acima.

UBS Ribeiro do Amaro






Em Ribeiro do Amaro, assim como tenho feito nas outras unidades por onde tenho passado, reuni os funcionários para agradecer o bom trabalho que vêm fazendo e o bom atendimento que têm prestado à nossa população. Profissionais de todas as UBSs estão sendo chamados na sede da Secretaria de Saúde para um treinamento no qual estão sendo capacitados para cadastrarem o Cartão Nacional do SUS na própria UBS, direto do site do Ministério da Saúde.

Dessa forma, a UBS gera o número do Cartão imediatamente, o que garante a continuidade do atendimento e a rapidez, já que, por determinação do governo federal, todas as unidades hospitalares ou básicas do país devem solicitar o número. Antes, as UBSs apenas preenchiam o formulário e o enviavam pra nossa sede, que era responsável por cadastrar no sistema do Ministério da Saúde.

De acordo com a agente comunitária de Ribeiro do Amaro, Fernanda Mota, há cerca de mil pessoas naquela localidade, o que representa cerca de 170 famílias, das quais 141 já estão cadastradas, sendo 4 pessoas acamadas até o momento. É com que esses acamados que quero trabalhar mais de perto nos próximos meses. Vou visitar um por um, entrar nas casas deles, levar os medicamentos necessários, pois estou muito sensibilizado com o trabalho desses agentes e com o cenário que eles têm encontrado.


UBS Campelo





Nossa UBS de Campelo beneficia cerca de 546 famílias que moram nas áreas compreendidas entre os Assentamentos Zumbi 1 e 5. O Assentamento Zumbi 1 tem início nas imediações da Usina São João  e o Zumbi 5 pertence a São Francisco do Itabapoana, mas as pessoas que moram lá buscam atendimento em Campelo, como explicou a presidente da Associação de Moradores e Produtores, Viviane Souza.

Ainda segundo Viviane, a prefeitura de Campos vem dando todo apoio aos moradores dessa região. "O que nos interessa aqui é o incentivo à agricultura e isso a prefeitura está dando. Rosinha colocou trator aqui", afirmou. Quanto ao posto de saúde, ela acrescentou: "O posto foi reformado e ampliado. Está bem melhor agora", disse.


UBS Santa Ana




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário