quarta-feira, 14 de março de 2012

Minha participação no Seminário Justiça e Saúde Pública, no Fórum



Participei na tarde desta terça-feira (13) do Seminário "Justiça e Saude Pública", no Fórum Maria Tereza Gusmão Andrade. O evento aconteceu no Salão do Júri e contou com a abertura do Juiz Diretor do Fórum de Campos, dr. Paulo Assed Estefan. Em seguida, o Juiz Titular da 2ª Vara Cível, dr. Felipe Pinelli Pedalino Costa, apresentou palestra sobre o tema do evento.
Eu participei da Mesa de Debates como médico, secretário de saúde e presidente do Conselho Municipal de Saúde. Respondi às dúvidas da plateia, em sua maior parte formada por estudantes do Ensino Médio. Apresentei os números da Saúde que apontam e comprovam o avanço que já obtivemos nesses 3 anos de governo Rosinha Garotinho, dentre eles, os que dizem respeito ao aumento da oferta de diárias de UTI.

Em 2009, foram 12 mil diárias; em 2010, 16 mil. Já no ano passado, foram 30 mil diárias de UTI. Em 2009, realizamos 265 mil consultas de médicos especialistas. Em 2010, foram 475 mil, enquanto no ano passado, foram 500 mil.




Dr. Marcelo Lessa Bastos, Promotor de Justiça da 2ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva / Núcleo Campos, e Alex Gomes da Motta, Cooordenador da Pastoral da Saúde, também participaram do debate, coordenado pelo diretor da Associação Beneficente dos Amigos do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (Abaterj), professor Décio Guimarães.

São muitos os dados que mostram o quanto já caminhamos. Temos plena convicção que ainda falta muito. Mas, em se tratando de saúde, que tem um gigantismo incalculável e uma grandiosa complexidade, os problemas sempre renascem e isso torna a perfeição do SUS inatingível.

O próprio juiz Marcelo Lessa lembrou "nunca vai ser possível realizar 100% do atendimento na área da saúde. Quanto mais se quer acertar, menos se consegue. Mas parabenizo o secretário de Saúde, Paulo Hirano, pelo discernimento e a coragem com que veio aqui hoje apresentar os dados da saúde. Ele é de uma receptividade muito grande. Preciso ressaltar que Campos é uma das poucas cidades do país que complementa o teto financeiro do governo federal", finalizou Lessa.

Enfim, temos uma absoluta certeza: estamos trabalhando para contribuir para a erradicação da pobreza e para a universalização da Saúde.

Fotos: Gerson Gomes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário