sábado, 10 de março de 2012

HFM salva vida de paciente picado por Viúva Negra


Fonte:www.campos.rj.gov.br

Um caso raro de picada de aranha viúva negra por pouco não leva à morte o trabalhador rural Amaro Pessanha da Conceição, de 36 anos.  No dia dois deste mês, o rapaz fazia serviço de capina numa área rural do município de Quissamã, quando foi picado pelo inseto na parte de trás do pescoço. Amaro conseguiu matar o animal e trazê-lo junto consigo ao Hospital Ferreira Machado, onde foi internado.

A identificação do inseto foi determinante em todo o processo de tratamento do paciente. Embora exista viúva negra tanto em Campos quanto Quissamã, este foi o primeiro caso de picada deste tipo de  aranha  tratado pelo hospital.

Amaro ainda chegou lúcido ao HFM, mas logo depois já sentia os sintomas provocados pelo veneno de umas das aranhas mais perigosas: contrações musculares generalizadas, sudorese, desorientação, agitação psicomotora, insuficiências respiratória e renal.  Segundo o médico Telmo Garcia, gerente do núcleo de Epidemiologia do Hospital Ferreira Machado,  o paciente apresentou a forma mais grave dos sintomas.

“Talvez em virtude de reação alérgica ou da quantidade de veneno expelido pela aranha”, explica. Amaro da Conceição foi internado na UTI e respirava com ajuda de aparelhos. Ele recebeu soro antiaracnídeo – o mesmo usado em casos de picadas de outros tipos de aranhas – só que em doses superiores.  De acordo com informações do Instituto Vital Brasil, o soro antilatrodéctico (específico para picadas de viúva negra), não é mais fabricado no Brasil desde 2005, em virtude da raridade de casos confirmados de ataques deste tipo de aranha.

O trabalhador rural continua internado na UTI do HFM  e desde esta última quinta-feira (08) já respira sem ajuda de aparelhos, está lúcido e não sente mais as reações do veneno do inseto. Ele recebeu hidratação vigorosa, reposição de cálcio, sedativos e relaxante muscular.  Depois de passar por alguns testes de avaliação, deverá receber alta dentro de poucos dias e retornar às suas atividades.

O médico Telmo Garcia informou que a aranha trazida pelo paciente será entregue ao Instituto Vital Brasil para estudo e identificação da espécie.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário