quinta-feira, 8 de março de 2012

Fumar só no fim de semana faz tão mal quanto fumar todos os dias

 

Quem fuma socialmente, isto é, só quando bebe ou sai com os amigos no fim de semana, costuma achar que está fazendo menos mal à sua saúde do que quem fuma diariamente. Mas um estudo da Universidade de Northumbria, publicado pela revista “Open addition” e citado em reportagem da versão on-line do jornal “The Daily Mail”, mostrou que os dois tipos de apreciadores do cigarro prejudicam igualmente sua memória.

Os pesquisadores avaliaram 28 voluntários, todos estudantes, divididos em três grupos: um reunia os chamados fumantes sociais, que consumiam cerca de 20 cigarros quando saíam, no fim de semana; outro, pessoas que fumavam de dez a 15 cigarros por dia; e, o terceiro, jovens que jamais haviam fumado. Nenhum dos voluntários usou drogas ilegais ou bebeu além da quantidade considerada segura e recomendável ao longo da pesquisa.

Os cientistas pediam aos participantes para se lembrar de uma série de ações predeterminadas. Por exemplo, eles deveriam se lembrar de enviar uma mensagem a um amigo ao passar por um determinado ponto, ou de fazer uma compra em uma determinada loja. Esta habilidade de levar a cabo ações planejadas previamente é conhecida como memória em perspectiva.

No primeiro estudo deste tipo, os pesquisadores constataram que os dois grupos de fumantes se saíram “significativamente pior” do que aqueles que nunca haviam fumado, sem qualquer diferença que pudesse ser atribuída ao seu padrão de consumo de cigarro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário