quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Ovos de Páscoa vão ficar até 9% mais caros este ano



Nem chegamos ao carnaval e os produtores de chocolate já fecharam suas contas para Páscoa: a produção deve ficar 20% maior do que em 2011 e os preços dos ovos de Páscoa até 9% mais altos. Alguns fabricantes, como Garoto e Nestlé, afirmam que, na média, seus reajustes vão acompanhar o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) — referência para a inflação oficial — que fechou 2011 com alta de 6,50%. Outras empresas, no entanto, como a líder de vendas para a data, a Lacta, vão elevar os preços entre 8,5% e 9%.

Os aumentos, dizem os fabricantes, refletem a alta dos custos de mão de obra, cacau e leite. Tema também amargo para o setor é a carga tributária: 34% de impostos. De qualquer forma, dados da Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados (Abicab) mostram que o setor vai bem, obrigada.

— Nos últimos dois anos o setor cresceu 35%. O consumo per capta de chocolate no país é de 2,2 kg por habitante. Há dois anos, era 1,65kg. O setor vai bem, obrigado — diz Ubiracy Fonseca, vice-presidente de chocolate da Abicab.

Fonseca revela que, em 2011, foram produzidas 18 mil toneladas de produtos de chocolate para a Páscoa. E houve um aumento de consumo de cerca de 7% em relação ao ano anterior. A associação, no entanto, não faz estimativas para 2012. "O Brasil é o quarto maior produtor de chocolates do mundo. Temos produto de alta competitividade", afirma Fonseca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário