sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Horário de verão acaba domingo




O horário brasileiro de verão, que foi iniciado em 15 de outubro do ano passado, vai ser encerrado à zero hora de domingo (26), quando os relógios devem ser atrasados em 1 hora. A alteração vai afetar 10 Estados das Regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, além da Bahia e do Distrito Federal.

O governo federal ainda não tem um balanço da economia de energia gerada pela mudança em 2012, mas, a expectativa é que a alteração tenha proporcionado uma redução entre 4,5% e 5% na demanda de energia no horário de ponta, entre 18h e 21h, nos meses de outubro a fevereiro nas regiões onde o sistema foi adotado. A diminuição total de consumo para o país, deve gerar uma economia entre R$ 75 milhões e R$ 100 milhões, equivalendo a cerca de 2.650 megawatts.

O secretário de Energia Elétrica do Ministério de Minas e Energia, Ildo Grüdtner, disse que o principal ganho para a sociedade com a adoção do horário de verão foi o aumento da segurança e da qualidade do suprimento de energia. Além disso, ele falou também, que com a redução da demanda, não é preciso fazer novos investimentos em usinas hidrelétricas ou acionar energia de usinas termelétricas para complementar o fornecimento de energia.

Entretanto, apesar da economia, o secretário falou que a redução não chega a ser sentida na conta de luz dos consumidores. “O consumidor sentiria se tivéssemos que fazer investimentos, aí apareceria um acréscimo na conta de luz”, disse Grüdtner.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário