quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Fraternidade e Saúde Pública: "Que a saúde se difunda sobre a terra"




Um dos assuntos que abordei durante entrevista que concedi, na tarde de hoje, ao Programa Folha no Ar, do Grupo Folha da Manhã, foi a Campanha da Fraternidade que, este ano, discute o lema "Que a saúde se difunda sobre a terra". O tema geral é Fraternidade e saúde pública.

A Campanha da Fraternidade de 2012 começou oficialmente ontem (23/02), na quarta-feira de cinzas e se estenderá por todo o período da quaresma. Apesar de ser um evento organizado pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), este é um assunto que deve ser discutido por todos nós cidadãos brasileiros, independente de religião. Nossa preocupação é com a saúde da população.

O objetivo geral dessa campanha é promover uma ampla discussão sobre a realidade da saúde no Brasil e das políticas públicas da área, para contribuir na qualificação, no fortalecimento e na consolidação do Sistema Único de Saúde (SUS), em vista da melhoria da qualidade dos serviços, do acesso e da vida da população.

Cartaz da campanha

Com muita segurança, afirmei que já avançamos muito na área da saúde, nos últimos dois anos, e vamos poder mostrar isso à população durante esses dias em que estaremos debatendo o tema proposto. O gigantismo e a complexidade da saúde são dois aspectos inesgotáveis. Podemos atender a todos os que hoje, de alguma forma, estão esperando um serviço ou procedimento, mas amanhã as necessidades e os problemas renascem e se multiplicam. Mas o próprio jornalista que me entrevistou, Rodrigo Mota, reconhece que é possível verificar os avanços obtidos nesse período.
A campanha deste ano vai ajudar a população como um todo a compreender como funciona o SUS. Aqui em Campos, temos o privilégio de trabalharmos com a Gestão Plena da Saúde, implantada pela prefeita Rosinha Garotinho em 2009, que vem garantindo a assistência igualitária e humanizada a todos.
Expliquei, também, durante a entrevista, que o fato de ainda não estarmos contando com a Estratégia Saúde da Família (ESF) - antigo PSF -  em sua plenitude, não significa dizer que nossa população esteja sem assistência. Precisamos que os médicos que passaram no concurso aceitem a carga horária proposta no edital, para efetivamente implantarmos a ESF.
Criamos uma série de outras estratégias para minimizar os impactos causados pela ausência do PSF, como o Programa de Assistência aos Assentamentos, Acampamentos e Quilombolas (PAAQ), o Programa Emergência em Casa, as UBS 12 horas, etc. Além disso, estamos desenvolvendo um programa de Vigilância em Saúde da Hipertensão e Diabetes, no qual os profissionais do Programa de Agentes Comunitários de Saúde (PACS), vão cadastrar hipertensos e diabéticos para visitas domiciliares, com aferição de pressão e acompanhamento do uso de medicamentos pelos usuários, entre outras medidas.

São 92 agentes comunitários que estarão atuando de forma integrada com enfermeiros e técnicos do Programa Municipal de Prevenção à Hipertensão e ao Diabetes (Hiperdia). para receberem acompanhamento integral, desde o acesso a tratamento médico, psicológico e nutricional até o cirúrgico e medicação disponibilizada pela Secretaria de Saúde. Nosso objetivo é, numa segunda fase, levarmos os medicamentos a esses pacientes em casa.
Não é demais lembrar também que já implantamos em mais de 60 polos a realização de exames de sangue. Além disso, mais de 80 polos já fazem marcação de consultas para especialistas. Campos é referência em todos os níveis da assistência. Medicamentos faltam às vezes até nas farmácias particulares, não porque queremos, mas a nossa Relação Municipal de Medicamentos Essenciais (Remune) já é maior que a Relação Nacional de Medicamentos Eessenciais (Rename). E disso a população precisa saber.
Enfim, fico muito feliz em saber que a Igreja vai colocar em pauta, com mais veemência, um tema tão importante e comum a todos, que é a saúde pública. A população vai compreender melhor esta complexidade e vai poder conferir o que estamos fazendo para garantir a qualidade de vida de todos. 

Um comentário:

  1. Que a Humanização também se difunda pelo coração de nosso povo brasileiro...Amem!

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário