segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Ambulâncias percorrem a praia atendendo veranistas

 
 
Fotos: Check


Oito ambulâncias da secretaria de Saúde estiveram percorrendo a praia de Farol de São Tomé durante todo o verão, atendendo os veranistas 24 horas do dia, com a medição de pressão arterial, atendendo a casos de afogamentos e acidentes em via pública e em algumas situações, encaminhando para a UBS – Unidade Básica de Saúde. Neste sábado (25), somente até o meio-dia, apenas uma ambulância que parou em frente à Feira da Roça, havia atendido mais de 50 pessoas.

D. Maria Olímpia Pessanha Ribeiro, de 70 anos, estava saindo da Feira da Roça com as duas filhas, se sentia bem mas por via das dúvidas, resolveu checar a pressão. Fez bem, pois recebeu a orientação de quando voltar à Campos, procurar um cardiologista já que sua pressão – devido à idade - indicava a necessidade de acompanhamento periódico. Embora um pouco surpresa, ela disse que seguirá a indicação.

Os técnicos em saúde, Rafael Moreira e Valdinei Guedys realizavam o atendimento anotando o nome, idade e sintomas e após medirem a pressão arterial davam orientações quanto à necessidade ou não de aprofundamento da pesquisa da saúde do paciente.

_Alguns atendimentos são rápidos e simples, bastando muitas vezes, um pouco de descanso. Atendemos um número muito grande de pessoas com pressão alta e pressão baixa e com hipoglicemia, nos casos de pessoas que ficam muitas horas sem se alimentar e beber água ou bebem demais, explicou Rafael, citando o caso de uma senhora que precisou ser encaminhada à UBS após atendimento próximo ao Camping, devido à pressão alta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário