terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Rede municipal de saúde com atendimento de qualidade




UBS Parque Novo Mundo


Nesta terça-feira, realizei mais visitas técnicas nas nossas Unidades Básicas de Saúde (UBS), com o superintendente Administrativo da Secretaria de Saúde, Genil Alves, e nossa equipe da Gestão de UBSs. Dessa vez, estive nas unidades do Parque Prazeres, Santa Rosa, Custodópolis e Parque Novo Mundo.

Esse é um trabalho de rotina e,  em cada visita, conferimos a qualidade dos serviços que prestamos aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), atestada pela própria população, que carinhosamente nos recebe em cada UBS. Temos recebido muitos elogios e agradecimentos pela implantação de novos procedimentos e serviços, como a cirurgia bariátrica, o tratamento de infertilidade e vacinas especiais, que não são garantidos pelo SUS, mas ofertadas gratuitamente em Campos, graças à vontade política  da prefeita Rosinha Garotinho, com os recursos dos royalties.
 
Fotos: Gerson Gomes


 
Nessas visitas, que também têm carater de fiscalização, observamos o quanto tivemos progressos na área da Saúde em nosso município. Basta comparar o que eram os postos de saúde antes de 2009 e agora. Além disso, a população passou a ter acesso aos exames, consultas e medicamentos em maior escala. 

As UBSs Parque Prazeres e Santa Rosa funcionam em caráter 12h, assim como as UBSs Eldorado, Joquei Clube e IPS. Esse novo modelo vem  facilitando a vida da população, pois além dos serviços de ginecologia, pediatria, fisioterapia e odontologia, oferecem, ainda, o médico generalista das 7h às 19h, cujo profissional está preparado para atender às diferentes situações clínicas que se apresentam, a pacientes de todas as faixas etárias. 
 
 
Fotos: Gerson Gomes


 
Com o novo sistema, foi possível dobrar o número de consultas realizadas em cada unidade - de cerca de 600 consultas/mês para 1.200/mês. 

A nova UBS do Lagamar, recém-inaugurada, também está funcionando, em caráter experimental durante este verão, em regime de 12 horas, com atendimento pediátrico, odontológico, ginecológico, clínico geral e plantonista generalista. A demanda de atendimentos é que vai determinar se o padrão vai ser mantido no período de inverno.


Fotos: Gerson Gomes



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário