quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Inaugurada UBS do Lagamar: atendimento 12 horas no verão




Acabei de inaugurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) do Lagamar, em Farol de São Tomé, com a prefeita Rosinha Garotinho. Durante anos, até 2008, a comunidade dessa localidade foi atendida num container de péssima qualidade sem nenhuma estrutura adequada. Agora, estamos garantindo à população uma nova unidade, construída por Rosinha, com uma grande estrutura que inclui 13 salas de excelente qualidade, todas atendendo às normas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
A partir desta quinta-feira (5), a população já pode contar com os serviços da nova UBS. Durante o verão, a unidade vai funcionar em regime de 12 horas, atendendo a população daquela área e desafogando o movimento da UBS Farol de São Tomé, na área central da praia campista.


A unidade vai contar com marcação de exames especiais, marcação de consultas especializadas, coleta para exames laboratoriais e atendimento médico nas áreas de pediatria, clínica médica geral, ginecologia e odontologia, além dos serviços de primeiros socorros, de enfermagem e vacinação, entre outros.
Durante a construção do novo posto, o atendimento aconteceu, de forma provisória, na Colônia de Férias da Terceira Idade. A unidade central, que tem funcionamento 24 horas, foi totalmente reformada e entregue à população em dezembro.


Rosinha lembrou as diversas melhorias que vem realizando em Farol e em outras localidade da Baixada Campista, desde 2009, como a reforma de ruas, reforma e construção de unidades escolares, além de ter levado água para o Terminal Pesqueiro, entre outras ações. A Prefeitura de Campos também criou a Casa de Apoio, que tem profissionais capacitados para oferecer o primeiro atendimento, e que se tornou uma estratégia de verão, para desafogar o atendimento nas UBSs.
A população de Farol conta, ainda, com a Casa de Prevenção, anexa à Casa de Apoio, para oferecer as vacinas de rotina do calendário nacional de imunização, além das vacinas Prevenar e contra o HPV.

Fotos: Rogério Azevedo

Um comentário:

  1. A UBS antiga era mesmo muito precária em termos de infraestrutura. Que bom que a população de Farol agora conta com mais uma unidade de atendimento!

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário