quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Cheias geram preocupação também com a dengue

Entrevista à Inter TV no gabinete da Prefeita


Tenho falado nas entrevistas à imprensa que a dengue também é uma preocupação e não pode ser esquecida nessa hora, principalmente porque o ambiente está propício para o mosquito aedes aegypti, já que chove num dia e faz sol no outro. Esta é uma pauta permanente. Por isso, nossas equipes de combate à dengue e de roedores do Centro de Controle de Zoonoes (CCZ), além dos profissionais de assistência em saúde, continuam fazendo trabalho de prevenção e orientação nos abrigos e nas áreas afetadas com as cheias.


Nosso objetivo é evitar não só a leptospirose, mas a dengue e outras doenças que podem matar. No verão os casos de dengue aumentam, pois cerca de 80% dos focos do mosquito, estão nas casas, e não nas ruas ou terrenos baldios. Sem o acompanhamento médico e tratamento adequado, incluindo a mudança total na alimentação, o paciente pode vir a falecer.




Os sintomas da dengue clássica, classificada como comum, são mais brandos. A pessoa doente tem febre alta, dores de cabeça, nas costas e na região atrás dos olhos. A febre começa a ceder a partir do quinto dia e os sintomas, a partir do décimo dia. Neste caso, dificilmente acontecem complicações, porém alguns doentes podem ter hemorragias leves na boca e nariz. O outro tipo de dengue, considerado mais grave, é a hemorrágica. Nos primeiros cinco dias os sintomas são semelhantes ao da dengue comum. A partir do quinto dia, alguns doentes podem apresentar hemorragias em vários órgãos e choque na circulação. Pode ocorrer vômitos, tontura, dificuldades para respirar, dores abdominais intensas com freqüência e presença de sangue nas fezes.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário