sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Saúde: gestores buscam mais agilidade nas transferências

Participei de reunião, ontem, com o vice-prefeito e presidente da Fundação Municipal de Saúde, Doutor Chicão; o superintendente do Hospital Ferreira Machado, Ricardo Madeira; e com membros do Núcleo de Controle, Avaliação e Regulação. O encontro aconteceu na presidência da FMS. O objetivo foi definir estratégias para implantação dos Núcleos Internos de Regulação (NIR).

A implantação de um NIR em cada unidade de saúde será uma ferramenta importante no processo de transferência de pacientes. Será montada para cada NIR uma equipe formada por um supervisor (enfermeiro) em regime 12 horas e um operador com 24 horas, para alimentar o sistema com dados. O Hospital Ferreira Machado e Hospital Geral de Guarus receberão os primiros Núcleos. Assim, começaremos a ter uma melhor leitura sobre nossa demanda de pacientes que precisam ser transferidos para outros hospitais.

O NIR será fundamental para estabelecer um melhor controle das vagas nos hospitais conveniados, onde serão instalados outros núcleos. Estas unidades estratégicas dentro dos hospitais vai auxiliar no processo para tirar o paciente que deu entrada nas nossas portas de acesso (HFM e HGG) e precisa ser transferido para outros hospitais.
   
Doutor Chicão destacou a importância da normatização do sistema. “Temos que tomar providências para que o fluxo de saída dos pacientes internados em nossos hospitais seja cada vez mais ágil, para que nossos pacientes continuem o tratamento, depois de estabilizados, em outras unidades”, afirmou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário